Home

berlim23

O feminismo é um património imenso de pensamento, conflito e libertação que tem sido importante para a crítica e acção radical sobre a vida. Ele fala de desejo, de amor, de amizade, de homem e mulher, de corpos, de barricadas, da racionalidade instrumental, de xamanismo, da clínica. O seu objecto é o PODER, enquanto complexo biopolítico (patriarcal, vá) das relações humanas. A razão não o satisfaz, exige uma sensibilidade ou poética ou funções do cérebro direito. Exige bruxaria e histerismo.

O feminismo é uma sofrida herança de equívocos e becos sem saída. Não se trata aqui da defesa dos direitos das mulheres e da igualdade no trabalho, por aí estamos como nos sindicatos: vão todos à merda. Queremos falar de engate, masculinização e organização de mulheres. O feminismo está em guerra com as feministas.

Nalguns meios subversivos, a batalha contra o poder patriarcal transformou a crítica das instituições de controlo do desejo e dos afectos – religião, família e reprodução – num policiamento do engate. Não foi um resultado planeado, antes alcançado por uma espécie de polícia do pensamento, sem discurso nem quartel. O combate sexual da juventude passou a ter mais empecilho.

A crítica do FEMININO (categoria que produz a criatura-mulher e em negativo a criatura-homem) cometeu dois erros: desdenhou a crítica do masculino, extremo indispensável para uma saída radical para além do patriarcado e em consequência masculinizou a feminista.

As potências recuperadas, comercializadas e violentadas pelo capital na forma feminino são ainda potências, não as perdemos, disputamo-las.

No Death Proof do Tarantino temos quatro mulheres americanas, vistosas, virtuosas e pop, que respondem colectivamente, sem hesitações, a um agressor homem. Elas não são ainda feministas, tornam-se quando conseguem um carro seduzindo o proprietário para perseguir e espancar o agressor.

One thought on “Um ponto de vista feminista contra as feministas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s